Como manter uma rotina saudável depois dos 50 anos

Chegar aos 50 anos com saúde e vitalidade é uma conquista dos homens e mulheres modernos. Manter esta vitalidade, contudo, exige uma rotina saudável e algumas mudanças nos hábitos.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a expectativa de vida do brasileiro é de 75 anos, ou seja, após os cinquenta é possível ainda traçar metas e correr atrás dos sonhos.

Por mais que se tenha a consciência de que a mudança é necessária e que recomeçar traz aprendizado e evolução pessoal, não será uma tarefa fácil. Mudanças internas, apesar de trazerem realização e felicidade, são dolorosas. Principalmente numa fase da vida em que se tem muito a perder.

 Preparamos algumas dicas que te ajudarão neste momento de mudança.

Rotina saudável: começe avaliando a própria trajetória 

Olhar para o caminho percorrido é sempre um bom começo em qualquer situação. 

As experiências passadas mostram os erros cometidos, mas apontam também os acertos. Revisar as ações poderá mostrar o caminho das motivações e o que faz a caminhada mais atraente.

Mesmo quem é atento a cuidar da própria saúde, no dia a dia acaba caindo em emboscadas, e quando percebe já está adepto de hábitos nada saudáveis. 

Calma! Os momentos de virada da vida são sempre muito propícios para rever estes vilões que não estavam no planejamento.

A dica é, olhe para si mesmo, descubra estes hábitos que roubam sua energia e ameaça a sua qualidade de vida, e tente abandoná-los. Trace novas metas, como se fosse um novo começo.

Cuide do corpo

O corpo envelhece. Esta é uma verdade às vezes esquecida, mas que em alguns momentos da vida pode cair como uma pedra em nossa cabeça. 

Aos cinquenta anos é um destes momentos. 

Então, tenha o corpo como aliado, escute-o, veja o que lhe faz bem e faça, ele já não aguenta as mesmas rebeldias de antes.

Fazer refeições saudáveis e regulares, praticar exercícios físicos prazerosos e ir ao médico regularmente são ótimos exemplos desse cuidado.

Dedique-se a você

A vida é escolha constante em meio a muitas opções, e por isso, muita coisa vai ficando para depois, mas aos cinquenta, ela pede urgência. Não dá mais tempo para adiar sonhos e desejos essenciais.

Então, dedique-se a você, coloque suas prioridades no topo da sua lista e assim, cuidando-se, você terá mais tempo e disposição para os outros. Seja sua maior prioridade e alimente o seu amor por você mesmo.

Passar mais tempo com quem você ama, estando mais com quem você deseja estar, além de viajar e quem sabe namorar são exemplos de como você pode olhar para si mesmo.

Buscar novidades é fundamental para manter a rotina saudável depois dos 50

Relacionar-se com a novidade é um ato de rejuvenescimento diário, é uma forma de alimentar a criança que existe dentro de cada pessoa.

É comum existir um medo desta novidade, mas é preciso vencê-lo a cada dia. 

Não se poupe, buscar a novidade não quer dizer desfazer-se do que é antigo, mas acrescentar, aumentar, buscar novos aprendizados capazes de rejuvenescer o cérebro, e acredite, isso é possível.

Buscar novos relacionamentos, descobrir novas habilidades, desenvolver novas linhas de raciocínio são formas de alimentar a curiosidade, nada mais rejuvenescedor que isso.

É isso, olhando para si mesmo, você descobrirá o que te faz bem nessa nova fase da vida, se lembre da criança e jovem que você já foi e das coisas que poderia ter feito e não fez, quem sabe não dá para fazer agora. 

E fica combinado, você vai pegar apenas o essencial que foi deixado para trás ao longo dos cinquenta anos e juntar com o que vai te encher de autoestima, energia e saúde nos próximos 50. 

Colocar tudo numa mochila e parta para a nova fase da vida, desenvolvendo dia a dia uma rotina saudável e aproveitando cada oportunidade de se cuidar e ser feliz.

Visite o portfólio da redatora Meirilene Reis
Visite o portfólio da redatora Meirilene Reis

Eu adoraria saber sua opinião.