Na literatura, o corpo de bombeiros nem sempre apaga incêndio

O corpo de bombeiros, há nove anos figura o primeiro lugar de entidade brasileira mais confiável na opinião do brasileiro, segundo o IBOPE.

Acompanhamos, nos últimos dias, com muita tristeza e decepção a tragédia ambiental de Brumadinho.

As barreiras de rejeitos de mineração da empresa Vale se romperam deixando a cidade num completo caos, com um número inaceitável de mortos.

Pudemos, assim ver também, neste momento de desespero, o desempenho e a bravura do corpo de bombeiros do estado.

Inclusive, não faltou elogios ao desempenho da corporação, com a ressalta de que eles são um dos melhores do mundo naquele tipo de tragédia.

Corpo de Bombeiros, instituição de maior confiabilidade no Brasil, segundo o IBOPE

Não é à toa que desde 2009 o corpo de bombeiros é indicada como a instituição mais confiável no Brasil pelos Brasileiros. Segundo o IBOPE.

A verdade é que, dependemos deles em momentos de risco de vida, angústia e medo.

E na grande maioria das vezes eles são eficientes no próprio trabalho com um resultado reconhecido até fora do Brasil.

E mais, não é comum vermos corrupção e outras feiuras comuns no Brasil envolvendo esta corporação.

Tudo isto faz do corpo de bombeiro, herói da vida real, uma das poucas instituições brasileira em que o brasileiro confia.

Leia outras resenhas:

Na literatura, como aparece os heróis do corpo de bombeiros?

Lógico, não podia ser diferente…

É comum vermos livros de romances, muitos deles picantes colocando o bombeiro como mocinho salvador que encanta a mocinha.

É uma forma machista de dizer que  o corpo de bombeiros é confiável.

Romanceando, assim, esta prestatividade e eficiência em um homem que as mulheres amam.

Contudo, esta eficiência é graças aos homens e mulheres que compõem as corporações.

Mas, deixemos estas questões sociais e antigas de lado, por enquanto.

Na literatura, então, nem sempre os bombeiros apagam incêndios, muitas das vezes eles incendeiam, que o diga os apaixonados por romance hot.

Eu fiz uma pesquisa e separei alguns títulos literários que trazem estes heróis e heroínas como personagens.

Para ser sincera,acho que a literatura deve a eles, não dão o devido valor a estes homens e mulheres que arriscam a vida para salvar outras.

Mas enfim, é o que temos.

Se você tiver alguma sugestão de livros que represente de alguma forma o corpo de bombeiros, não deixe de sugerir.

Livros em que o  corpo de bombeiros é personagem

 Livro Fahrenheit 451

Disponível na amazon

Fahrenheit 451 se passa em um futuro próximo, onde um Estado totalitário acaba proibindo qualquer tipo de material literário e didático.

O livro foi escrito em 1953, e carrega duras críticas à opressão nazista, e demonstra a apreensão do autor sobre  a ótica de uma sociedade autoritária.

O bombeiro Guy Montag, que sua principal atividade é a queima de livros, passa grande parte de sua vida sem questionar seu trabalho.

Num momento, contudo, em que vê uma mulher ser queimada viva junto de seus livros, tudo muda.

É a partir daí que Montag abre seus olhos e passa a questionar a lei antilivros.

Livro Anjos Vermelhos

Este livro está esgotado, encomende-o na Livraria Cultura

Com uma narrativa atrativa, o autor, médico e tenente do Corpo de Bombeiros, relata histórias reais de vitimas de acidentes e da violência no Rio de Janeiro.

Histórias de vitórias e de fracassos; relatos que chocam e ao mesmo tempo tocam a sensibilidade do leitor.

Essencialmente realista, o livro expõe a mazela pública que assola a Cidade Maravilhosa e mostra que pode haver esperança… Basta acreditar!

Bombeiro Mascarado

A Origem do Herói do Povo – disponível na amazon

Bombeiro Mascarado é um super-herói totalmente brasileiro.

O autor usa temas atuais para criar as histórias, elas usam cenários também reais de nossas belas cidades, justamente para trazer essa familiaridade aos leitores.

Queremos mostrar que o Brasil também tem cultura e conteúdo para ter seu próprio universo de herói.

Livro Chama o bombeiro (hot)


Disponível na amazon

Após ser novamente “expulsa” do antigo lar, Mely e sua amiga escritora alugam um apartamento no centro da cidade.

Tudo bem comum, exceto morar ao lado de um quartel de bombeiros.

De sua janela a mulher começa a observar o cabo Max.

Enlouquecida pela beleza daquele homem, ela fará tudo para chamar a atenção dele, e incendiar todos os poros de seu corpo ao lado do bombeiro.

E então é isto, se você conhecer mais alguma literatura que retrate o corpo dos bombeiros, não deixe de comentar e deixar sua sugestão.

Se gostou do post de literatura sobre o corpo de bombeiros, assine nossa lista de e-mail e receba nossas novidades.

13 thoughts on “Na literatura, o corpo de bombeiros nem sempre apaga incêndio

  1. Os bombeiros são verdadeiros heróis, não é à toa que são considerados tão confiáveis pelos brasileiros, merecem esse reconhecimento. A tragédia de Brumadinho é muito triste, eles estão fazendo o possível para salvar vidas. Dos livros listados achei muito bacana o Bombeiro Mascarado, não é sempre que vemos um super herói brasileiro na literatura.

  2. Essa tragédia que aconteceu foi muito triste, os bombeiros tem um trabalho muito bonito eles não só apaga fogo mais salva pessoas, achei bacana os livros que você trouxe, as capas são lindas, gostei muito de conhecer algumas literaturas dos bombeiros incríveis os livros, bjs.

  3. Seu post ficou bem interessante, os bombeiros são verdadeiros heróis, mas nunca li um livro focado neles, os que me chamaram maior atenção foram Fahrenheit 451 e Bombeiro Mascarado, o primeiro desde a capa até a sinopse e o segundo por mostrar um bombeiro sendo um herói brasileiro, achei ótimo!

    Amei seu post ♥

    Beijos!

  4. Adorei esse post! Nunca tinha lido um livro sobre bombeiros, e agora parando pra pensar, acho q todos deveriam ler! Afinal é uma profissão pouco valorizada. O pessoal que está ajudando em Brumadinho, por exemplo, está com salários atrasados…

  5. Respeito e admiro muito o trabalho dos bombeiros. Uma profissão muito bonita.Nao sabia que tinha livros sobre bombeiros.

  6. O enredo: falar uma situação triste, notícias diárias do Cinema, Série, como literatura homenageiam os bombeiros, mas muitos bombeiros precisam ser treinados de forma inteligente pela corporação, muitos deles não têm conhecimento técnico e acabam perdendo vida, muitos bombeiros perdem muito tempo para apagar o fogo.

  7. Excelente post! Infelizmente é em fatos como o de Brumadinho que passamos a valorizar com tanta certeza o trabalho de profissões que muitas vezes passam despercebidas. Eles estão dando um verdadeiro show!

    E esses títulos que você nos trouxe? Histórias muito instantes. Já anotei alguns!

    Abraços!

  8. Ah, os bombeiros, sempre salvando vidas, e colocando um ar mais picante nos livros hot. Adorei sua seleção de livros, gostei do Livro Anjos Vermelhos, o título me conquistou. Ótima lista. Post Incrível.

  9. Interessante esse post com livros onde o bombeiro é o protagonista. Foi a primeira vez que vi um post assim, ideia genial.

  10. Olá, tudo bem?
    Eu realmente sempre vi o “Corpo de Bombeiros” como uma das instituições mais confiáveis, eu só não sabia que era considerada a mais confiável do Brasil e desde 2009 reinando absoluto. O livro Fahrenheit 451 é tudo de bom!
    Abraço!

Eu adoraria saber sua opinião.