O Divã de Mercedes

“Perigoso é a gente se aprisionar no que nos ensinaram como certo e nunca mais se libertar, correndo o risco de não saber mais viver sem um manual de instrução.”

divã de martha medeiros

Hoje minha sugestão de livro é o best seller:

Divã 

autora: Martha Medeiros.

ISBN: 9788573024777

Páginas: 156

Divã se tornou um dos filmes nacionais de maior sucesso e ainda um seriado exibido pela Rede Globo. Vale a pena ler o livro!

A trama é bem interessante. Conta a estória de Mercedes, uma mulher com mais de 40 anos, moderna, inteligente, divertida, casada e com filhos, que resolve fazer análise para ter com quem desabafar sobre seus problemas pessoais e familiares, quase que por curiosidade.

Mas entra verdadeiramente em crise. No consultório, descobre que não está feliz com sua vida morna. E ainda que é uma mulher ciumenta e insegura.

diva-7

“Sempre desprezei as coisas mornas, as coisas que não provocam ódio nem paixão, as coisas definidas como mais ou menos. Um filme mais ou menos, um livro mais ou menos. Tudo perda de tempo. Viver tem que ser perturbador, é preciso que nossos anjos e demônios sejam despertados, e com eles sua raiva, seu orgulho, seu acaso, sua adoração ou seu desprezo. O que não faz você mover um músculo, o que não faz você estremecer, suar, desatinar, não merece fazer parte da sua biografia.”

O livro é narrado em primeira pessoa e Martha Medeiros sabe equilibrar bem as situações cômicas e os dramas da protagonista.

 diva7

Se você ainda não conhece a literatura brasileira, Divã pode uma excelente porta de entrada.

Conheça os inúmeros títulos de literatura nacional disponíveis na amazon

Então, vamos lá conhecer um pouco sobre esta autora. Um cadinho de Martha:

Martha Medeiros nascida em 1961 é escritora, jornalista e cronista. Nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Autora de vários livros, entre eles:

“Coisas da Vida”

“Selma e Sinatra”

“Tudo Que Eu Queria Te Dizer”

“Doidas e Santas”

“Fora de Mim”

“Noite em Claro”

“Um Lugar na Janela”

“A Graça da Coisa”

 Divã é seu primeiro livro em prosa, publicado em 2002. Este romance, como já sabemos, originou um filme e uma série de TV, estrelado pela atriz global Lília Cabral.

diva-3

É uma delícia de ler, neste monólogo de Mercedes com Lopes seu psicanalista ela fala de paixão, fidelidade, casamento, separação… enfim, fala da vida e suas ramificações.

Mercedes entra em crise e sai dela no decorrer do livro e você pode acompanhar este processo de ajuste da relação com ela mesma, seu marido, filhos, amantes,… com a sociedade.

Ela relembra suas experiencias desde a infância, perda da mãe, amizades, suas descobertas como mulher, primeiro namorado… O leitor vive junto com ela a sua intimidade.

diva

É uma trama gostosa e envolvente que te faz mergulhar. E se você é mulher, se prepare, porque vai entrar em crise junto com Mercedes, vai repensar valores, relacionamentos com a família, a importância que você dá a convenções sociais…

diva-5

Se prepare para uma terapia grupal. E você vai adorar!

E você, já leu Divã ou outro livro de Martha Medeiros?  Partilhe conosco sua experiência.

 
Conheça os e-books da autora do post. Disponíveis na amazon.

Related posts:

Meu nome é Meirilene Reis. Sou leitora desde os dez anos de idade, quando descobri em ” a marca de uma lágrima” livro de Pedro bandeira, de meu mundo acinzentado uma janela para um mundo colorido, vibrante e cheio de possibilidades. E escritora desde que descobri nas estórias uma forma de expressão, de comunicar o que não conseguia fazer de outra forma. E esta experiência estreita com os livros tem me mostrado que não há limites, para a imaginação nem do leitor nem do escritor, e isto me fascina. A literatura é pra mim um ponto, um eixo, onde em algum momento os mundos das pessoas se encontram, porque ali, tanto na leitura, quanto na escrita, nos despimos de preconceitos, e nos permitimos vivenciar a vida do personagem, que de alguma forma se encontra com a nossa.

2 thoughts on “O Divã de Mercedes

  1. Não li o livro e nem assitir a série, mas deve bem interessante. Muitas mulheres devem se identificar com as histórias da Mercedes! Nós somos mesmo cheias de conflitos interiores, não é mesmo?! Bjs, Meire!

Eu adoraria saber sua opinião.