Musa Black Cabelos, Espaço de Valorização da Beleza Negra

BANNER PUBLICITÁRIO 5

Pergunto-me o que Carolina de Jesus teria conseguido fazer se tivesse em seu tempo, conhecido um espaço como este, que mostra ao negro sua beleza natural e o encoraja a assumi-la.

Estamos chegando ao fim do mês de março, mês da mulher. Iniciamos este mês tão especial aqui no blog, homenageando as mulheres através de Carolina Maria de Jesus, uma mulher guerreira, forte, negra, semianalfabeta, favelada…, mas que não deixou que a vida dura lhe impedisse de ter sonhos nobres.

Sim, ela sonhava em publicar os seus livros, e apesar de todos os obstáculos que você conseguir imaginar e mais alguns, ela conseguiu. Tornou-se uma das escritoras mais importantes da literatura atual, contando uma parte da história do Brasil a partir da sua vivência.

Se você ainda não conhece esta mulher, vale a pena ler este post:

Carolina de Jesus: Uma razão para celebrar o mês da mulher

Agora estamos chegando ao fim do mês, e quero concluí-lo novamente homenageando as mulheres.

Desta vez vou falar de um espaço criado e administrado por uma mulher, para valorizar a beleza feminina. Estou falando de um parceiro do blog café com estorias, o Musa Black Cabelos, espaço dedicado ao empoderamento da beleza negra.

banner publicitário 1

O Musa black Cabelos é um espaço totalmente dedicado à beleza e especificamente à beleza negra . E falar dele é homenagear principalmente a mulher que o criou: Joyce Costa.

Ela afirmou ao Diário do Grande ABC que o projeto nasceu de uma necessidade pessoal:

“Eu precisava fazer algumas coisas no meu cabelo, aprendi técnicas e usava em mim mesma. Mas, a partir daí, as amigas começaram a pedir, e depois sugerir para as colegas delas. Fui fazendo cursos para me aperfeiçoar e, depois de alguns anos trabalhando em salões, abri o meu próprio negócio”

Ela não se contentou com o que lhe ofereciam como opção para seu cabelo crespo. Descobriu novas formas de cuidar, ela mesma de suas madeixas. Depois transformou esta descoberta em uma uma profissão, ajudando outras pessoas que tinham necessidades semelhantes às suas. Destaca assim a capacidade empreendedora da mulher.

Como Carolina Maria de Jesus, que também olhou para a própria realidade com olhar crítico, a transformou pela escrita e se tornou modelo para outras mulheres e para o mundo.

10553559_10205652266616013_2171360999438989397_n

Identidade negra

Valorizar a identidade negra e combater ações de discriminação e preconceito são o primeiro passo para se alcançar uma sociedade racialmente justa.

No Brasil, a cor ou raça é autodeclarada. Não é o outro que define, é a própria pessoa que se declara negra. Assim, assumir a própria negritude é um ato de identidade, trata-se de tomar para si a história e cultura do grupo, suas raízes, suas lutas. É se perceber e se aceitar como parte de um todo.

Já é hora de valorizar as diferenças raciais, apresentando bons modelos de representações afirmativas.

Apesar de todo o preconceito que está aí às claras, mesmo muitos fingindo não ver, o negro está construindo o seu caminho, assim como a mulher.

Cuidar da beleza negra é um trabalho nobre e autêntico, capaz de massagear a autoestima das pessoas e ajudá-las a se colocar em pé diante da vida, para assumir sua história, sua cultura e seu papel na sociedade.

BANNER PUBLICITÁRIO 4

O blog cafe com estórias tem muito orgulho de ser parceiro de uma empresa com um trabalho tão legítimo e digno. Salientar a beleza negra é educativo, e tem tudo a ver com literatura que é arte.

Me pergunto o que Carolina Maria de Jesus teria conseguido fazer se tivesse em seu tempo a oportunidade de visitar um espaço como o Musa Black que mostra ao negro sua beleza natural e o encoraja a assumi-la.

BANNER PUBLICITÁRIO 6

Então fica combinado, se for a Santo André – SP, você visita o musa black, e encontrará uma infinidade de produtos e serviços:

caso queira comprar mega hair baratos,

ou outros produtos e acessórios para seu cabelo,

ou, se quiser uma cabeleireira top pra deixar suas madeixas invejáveis,

ou ainda se você procura um espaço pra cuidar de você no dia do casamento, ou outra ocasião especial.

Agora se você mora longe,você pode entrar em contato pelas redes sociais ou por telefone.

De uma forma ou de outra você terá uma equipe de mulheres empoderadas dispostas a salientar o que você tem de mais belo.

equipe musa black cabelos

E você, conhece o Musa Black Cabelos, ou algum espaço assim, de valorização da beleza negra? Deixe-nos o seu comentário.

Curte o blog café com estorias? Lê nossos posts? Já pensou em ver sua marca, seu projeto aparecendo aqui? Entre em contato, ou veja nossas políticas de parcerias.

Beijinhos e até o próximo post.

Meu nome é Meirilene Reis. Sou leitora desde os dez anos de idade, quando descobri em ” a marca de uma lágrima” livro de Pedro bandeira, de meu mundo acinzentado uma janela para um mundo colorido, vibrante e cheio de possibilidades. E escritora desde que descobri nas estórias uma forma de expressão, de comunicar o que não conseguia fazer de outra forma. E esta experiência estreita com os livros tem me mostrado que não há limites, para a imaginação nem do leitor nem do escritor, e isto me fascina. A literatura é pra mim um ponto, um eixo, onde em algum momento os mundos das pessoas se encontram, porque ali, tanto na leitura, quanto na escrita, nos despimos de preconceitos, e nos permitimos vivenciar a vida do personagem, que de alguma forma se encontra com a nossa.

6 thoughts on “Musa Black Cabelos, Espaço de Valorização da Beleza Negra

Eu adoraria saber sua opinião.