O que faz um livro ser o favorito para você?

concurso cultural

Um mesmo livro pode ser verdadeiro diamante para um e uma simples bijuteria para outro. E ainda assim ser o preferido de ambos.

Olá! Hoje falaremos sobre o nosso concurso cultural.

Para participar basta deixar sua resposta à seguinte pergunta nos comentários deste post.

O que faz um livro ser o favorito para você?

Vamos às regras?

concurso cultural 1

Para participar do CONCURSO CULTURALMEU LIVRO FAVORITO” o participante precisa cumprir as regras abaixo:

1 – Acessar o blog Café com Estórias

2- Clicar no post do concurso;

3 – Responder a pergunta: “O que faz um livro ser o FAVORITO para você?”

O dono da melhor resposta levará o livro Número Zero de Humberto Eco com um marcador de páginas exclusivo, mais dois pares de brincos e um par de pulseiras.

Chances Extras:

1- Curtir a fanpage do blog Café com Estórias (https://www.facebook.com/cafecomestoriasblog/)

2-  Seguir o Instagram do blog Café com Estórias (https://www.instagram.com/blogcafecomestorias/)

3- Seguir o Twitter do Blog Café com Estórias (https://twitter.com/cafecomestorias/)

4- Seguir o blog Café com Estórias no Google Plus (https://plus.google.com/u/0/108585546072267734679)

5-  Compartilhar o post do concurso em suas redes sociais.

Para computar a chance extra, basta informar no comentário do post quais foram as ações extras realizadas.

Quer ler o regulamento na íntegra? Clique aqui.

Leitura é uma experiência exclusiva e individual  e os critérios para defini-la como boa ou ruim passa pelos mesmos caminhos.

Quem nunca se viu sem palavras por odiar um livro amado por todos, ou amando um que em geral é identificado como chato ou cansativo?

A questão é que a leitura não é como uma bancada de jurados onde é exigido este ou aquele critério para o julgamento. Não, os critérios da leitura muitas vezes nem o próprio leitor sabe como foram definidos, são puramente subjetivos.

livro favorito

As vezes pra Ana o livro preferido é aquele que a faz chorar, pra Letícia é aquele que a faz pensar por outros caminhos ainda não percorridos e pro João é aquele que traz muita polêmica para discutir com os amigos.

E ainda muitas vezes o livro que me fazia enlouquecer, não me causa mais nenhum prazer hoje. Até os nossos próprios critérios mudam a cada momento de acordo com nossas experiências.

Um mesmo livro pode ser verdadeiro diamante para um e uma simples bijuteria para outro. E ainda assim pode ser o preferido de ambos.  Há quem prefira diamantes e há quem prefira bijuterias.

O meu livro favorito.

livro favorito1

Você certamente conhece alguém que na infância dizia: eu quero ser engenheiro. Na adolescência: eu quero ser engenheiro. Depois do ensino médio foi pra faculdade de engenharia e após a faculdade foi trabalhar na área que estudou e vive a vida inteira feliz como engenheiro.

Vou confessar. Eu sempre tive inveja de pessoas assim. Meus critérios de escolha são totalmente mutáveis, minha opinião é totalmente mutável… acho que tudo em mim é totalmente mutável.

Por isto, este concurso é a minha cara. Porque a minha lista de livros favoritos é extensa e as vezes alguns títulos saem, outros entram, as vezes ela cresce, outras diminuem. É totalmente dinâmica.

E com este concurso, poderei a cada mês apresentar um título desta minha extensa e versátil lista de favoritos.

E você poderá também dar a cada mês uma resposta diferente segundo os caminhos que sua  vida literária envereda.

Este mês será o primeiro sorteio, e eu escolhi Umberto Eco, e o livro é número zero, porque mesmo com todas as minhas mudanças de critérios, Eco nunca perdeu pra mim o favoritismo, tendo seu espaço cativo na minha lista, e Número zero é seu último livro e penso que se você ainda não leu, será uma boa experiência.

Um pouco de Umberto Eco

livro favorito

Umberto Eco foi um escritor de fama internacional. Colaborador em diversos periódicos acadêmicos, onde escreveu sobre uma infinidade de temas, sempre com seu estilo inteligente e provocativo.

Ele foi, ainda, notório escritor de romances, como já sabemos. E seu maior destaque foi O nome da rosa.

Ele começou a sua carreira como filósofo. Seus primeiros trabalhos foram dedicados ao estudo dos textos de São Tomás de Aquino. A tese principal era a  reflexão estética, e seu modo particular de expressão, que aliás é a cara de Umberto Eco.

Sobre o Número Zero.

O romance é um manual do mau jornalismo.

A estória é a seguinte. Um grupo de redatores, reunido ao acaso, prepara um jornal. Não um jornal de cunho informativo, porque o objetivo era chantagear, prestar serviços duvidosos ao editor.

Mas detalhe, o leitor percorre o caminho sem saber se toda aquela notícia foi inventado ou não.

É um livro curto, objetivo, muito interessante e com personagens exagerados, e até caricatos.

Número Zero é uma obra com muita informação, e nela você será tentado a investigar qual delas é a que realmente importa.

Enfim, uma leitura inteligente e provocativa bem ao estilo Umberto Eco.

Vamos? Pense em seus livros favoritos, descubra quais os critérios para este favoritismo, use toda sua criatividade e deixe sua resposta aqui embaixo nos comentários deste post.

Related posts:

Meu nome é Meirilene Reis. Sou leitora desde os dez anos de idade, quando descobri em ” a marca de uma lágrima” livro de Pedro bandeira, de meu mundo acinzentado uma janela para um mundo colorido, vibrante e cheio de possibilidades. E escritora desde que descobri nas estórias uma forma de expressão, de comunicar o que não conseguia fazer de outra forma. E esta experiência estreita com os livros tem me mostrado que não há limites, para a imaginação nem do leitor nem do escritor, e isto me fascina. A literatura é pra mim um ponto, um eixo, onde em algum momento os mundos das pessoas se encontram, porque ali, tanto na leitura, quanto na escrita, nos despimos de preconceitos, e nos permitimos vivenciar a vida do personagem, que de alguma forma se encontra com a nossa.

83 thoughts on “O que faz um livro ser o favorito para você?

  1. Oi, Meireilene, parabéns pela iniciativa do concurso! Parabéns pelo blog que é bem convidativo e autêntico. Já estou te seguindo em todas a rede sociais. Gostaria de responder a pergunta do concurso, porém não encontrei o espaço reservado para isto. Portanto, gostaria que você me orientasse quanto a esse meu dilema! Obrigada! Bjs. Sucesso!

    1. OLá Vania, muito obrigada pela opinião generosa. A resposta para a pergunta do concurso deve ser dada aqui nos comentários, desta mesma forma que você comentou acima. Estou aguardando sua participação.

  2. O que faz com um livro seja o meu favorito é o modo com que a história seja tão envolvente a ponto de que eu me sinta mergilhada nele e totalmente envolvida entre os personagens, que faça com que me transporte para os cenários e até esqueça a realidade, por uns momentos. Foi assim com “O Alienista” e a Luneta Mágica de Machado de Assis. Foi assim com “Dom Quixote”, embora tenha lido só o resumo. E alguns outros mais: Capitães da Areia, de Jorge Amado, “Memorial de Maria Moura” de Raquel de Queiroz, entre outros…
    Espero ter respondido certo… Bjs.

  3. Bem, estou seguindo em todas as redes sociais e compartilhei. Okay.
    O que faz um livro ser o meu preferido? Vejamos. Meu preferido é Alice no País das Maravilhas. É meu preferido porque me identifico com a Alice. Sou louco, criativo, esperançoso e sonhador, como ela. A idéia de criar seu próprio mundo e viver nele, saindo da realidade triste desse terceiro planeta do Sistema Solar, é a coisa mais encantadora para mim. Os livros tem esse efeito de “estar em outro mundo” e gosto disso. O livro da Alice expõe essa “loucura” sem medo, de forma encantadora e assustadora ao mesmo tempo, para todas as idades e todos os tempos. Por mais que o mundo que a Alice cria não seja o mais lindo e fofo ou compreendido por ela mesma, ele é a criação de um escritor que mais me encantou até hoje. A frase ou provérbio do C. S. Lewis para esse livro é “Tudo tem uma moral: é só encontrá-la”. Se eu encontrei moral no livro? Muitas. Basta ler com atenção. E a coisa que mais aprendi continua sendo a idéia de “Seja louco e não se importe com o que os outros pensam. Se você não machuca alguém e é feliz com suas loucura, divirta-se, seja livre, voe com suas asas da imaginação”. E eu amo isso. E são por esses resumidos motivos e muito mais que Alice no País das Maravilhas é o meu preferido.

  4. Difícil sua pergunta.
    Para ser meu favorito, mais que uma estória marcante, precisa marcar a MINHA história. Mais que personagens encantadores, precisa de personagens REALISTAS, que me façam vê-los na esquina, e ter dê-já-vus ao conhecer alguém… Pode ser um romance ou aventura, suspense ou comédia, porquê meus livros são como minha vida: tem de tudo um pouco. O livro, para se tornar meu favorito, tem que deixar de ser livro, se tornar memória, e fazer parte não apenas da minha estante, mas também de mim…

  5. Um livro para se tornar favorito tem que ser tão bom que ruim comece a ler as 8 da noite e não durma até terminar… Além disso no conteúdo tem que ter alguma coisa que eu vá levar para toda a vida…Um exemplo é o segredo de cada um da Hellen van Slyke (li no final dos anos 70) Onde numa passagem a personagem diz uma frase que levo até hoje – com as devidas atualizações – algo do tipo danem- se os outros. .Não são eles que pagam o meu aluguel e nem pagam minhas contas!
    Bjs

    1. Oi Adriana. Muito obrigada pela sua participação no nosso concurso cultural. É muito bom mesmo personagens que ultrapassam o tempo e deixam marcas pra vida toda. É um critério incrível para definir o favoritismo de um livro. Seja bem vinda!

    1. Olá colega da Fábrica dos Convites. Que bom ter você aqui participando de nosso concurso. Eu também concordo que uma boa leitura bagunça suas emoções. Rsss. Obrigada por vir.

  6. O que faz um livro ser favorito para mim, é a escrita de um autor e de como ele pode refletir na sociedade ou a realidade que estamos vivendo. É bom ler um livro para ser transportado para outros sonhos, outros mundos, mas é sempre bom ver a nossa realidade refletida e de como a gente pode conseguir mudar alguns fatores a partir dessa leitura. Então o livro favorito deve ser impactante e que deixe alguma lição.

  7. O que faz um livro ser favorito pra mim é o modo com o os personagens são abordados, não importa a quantidade de páginas, desde que a história flua naturalmente e que faça sentido. Um livro pra ser meu favorito tem que ter um tema interessante, uma reviravolta clássica e um final imprevisível. É eu acho que eu sou um pouco exigente, mas já encontrei livros assim kk
    beijinhos

    1. Olá camila, você é exigente sim, mas está certa, estamos falando de uma das maiores realizações da vida, que é a leitura. Obrigada por comparecer, seja sempre muito bem vinda.

  8. Olá =)
    Eu acho que o que faz um livro ser favorito pra mim é eu imaginar que essa história poderia acontecer comigo e me imaginar vivendo e sentindo tudo,não apenas estar como expectador,mas sim ser o personagem principal e falar com o coração.Beijos =)

  9. Para mim, para uma história ser marcante, ela deve mudar a minha vida de alguma forma. Fazer com que qualquer certeza que eu tenha, seja levada a dúvida e ainda por cima, transmitir com as palavras ali impressas, me fazer sentir parte do livro. Como se ambos fossem um só, como se eu fosse capaz de ver e sentir cada detalhe.

    OBS.: fiz todas as chances extras com o nome: Aline Belloni.

  10. Olá Aline Beloni, você quer se deixar transformar pelo livro. Que bacana. Fiquei até curiosa pra sebar qual é o seu livro favorito. Obrigada por vir e compartilhar um pouco de você. Suas chances extras já estão computadas. Bjos.

  11. Olá, tudo bem?
    Que concurso incrível, uma ótima oportunidade para conhecer a opinião de outros leitores e discutir sobre livros. Eu nunca li nada do Umberto Eco, mas ele já está na listinha dos livros a serem lidos, afinal ele é favorito de muitos leitores, deve haver um motivo.
    Um livro se torna o meu favorito devido a forma como ele se encaixa na minha vida naquele momento, ele não precisa ser aclamado pela crítica nem sequer ser um ‘best seller’, ele precisa me comover, despertar sentimentos e sonhos, me transportar para onde é ambientado e me permitir sentir junto aos personagens as experiências vividas. Já dizia Fernando Pessoa “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”.
    Apesar de não está participando eu queria deixar registrada a minha resposta, desejo sorte aos participantes.
    Beijos

    1. Olá Anna Caroline. Muito obrigada pela sua opinião. Ter esta segurança de preferir um livro indiferente do que a crítica esteja dizendo, é sinal de maturidade literária. Leitura é muito pessoal para deixar que outros decidam. Cada um tem seus critérios. Amei sua resposta. E você tem razão, através deste concurso estamos conhecendo idéias incríveis de outros leitores. Beijos.

  12. que concurso bacana *-*
    eu conheci a obra de Umberto Eco nos tempos da faculdade…
    achei legal a ideia do concurso cultural,o problema é que sou zero criatividade TT_TT
    mas vou pensar em algo e tentarei participar…
    bjs…

  13. Adorei o concurso, e irei participar com certeza, já segui nas redes sociais.
    Para mim o meu livro favorito é aquele que serve para o momento que estou vivendo agora, é aquele que mexe com as minhas emoções, que me absorve, me leva para um mundo paralelo onde só existem eu e a história. Quando eu leio um livro que qualquer coisa me tira a concentração e desvia meus pensamentos, ele nunca será favorito…Bjs

    http://www.livrosemretalhos.com.br

    1. Olá livrosemretalhos. Esta viagem através da leitura é mesmo inesquecível e nem todos livros conseguem. É um excelente critério para escolher suas leituras. Obrigada por participar.

  14. Olá, tudo bem?
    Nossa que pergunta interessante.
    Para ser favorito para mim o livro tem que despertar minhas emoções.
    Quero sentir meu coração acelerar, raiva, empatia. Tem que ser uma história que grude da minha cabeça e que me faça querer rele-la varias vezes. Bem, deu pra perceber que não tenho muitos favoritos certo? Mas os que tenho são maravilhosos. Beijos

  15. Olá! Essa é uma pergunta bem difícil mesmo. Eu me identifiquei com você, pois vejo que meus gostos de hoje já não são os mesmos que dê um tempo atrás. Mas voltando à pergunta, para um livro se tornar favorito para mim, ele precisa ter personagens envolventes, com quem eu consiga me identificar. Precisa ter um enredo que fuja do clichê em algum momento, não pode ser totalmente previsível, tem que me surprender. E, precisa passar algum tipo de mensagem que me faça refletir. É um livro que me prenda do início ao fim e que me deixe dias pensando nele depois de terminar, o tipo de livro que você tem vontade de indicar para todas as pessoas que encontrar e sente aquele vontade desesperadora de encontrar alguém que também já o tenha lido para conversar sobre ele. Rs Esse livro que entra na minha lista de favoritos.

    Bjao

    1. Olá Isabela. Só uma dúvida: Você sente abstinência dos personagens deste livro favorito pra você? Porque eu sinto. Seus critérios são mesmo bem parecidos com os meus. Tem uma forma intensa de escolher o livro. Obrigada por participar. Seja sempre muito bem vinda ao blog.

  16. Nossa que concurso legal, Umberto Eco é sem dúvidas um grande presente.
    Então deixa eu caprichar na resposta:

    Pra mim o que faz um livro se tornar meu favorito é eu gostar daquela história, me envolver com os personagens, querer ser amiga deles, sentir falta quando a leitura acabar, me emocionar com as suas histórias, sorrir, chorar junto com eles. Enfim, me envolver com o que eu encontrar naquelas páginas. O que faz um livro se tornar meu favorito é quando mesmo depois que eu acabo a leitura, o fecho e o coloco na estante, ele continua comigo, na minha mente, no meu coração e quando algo me faz lembra-lo eu me recorde também de toda emoção que senti enquanto o li.
    É isso o que faz um livro se tornar favorito pra mim.

    Beijos
    kmonneska@yahoo.com.br

    1. Uau Kris. Pra mim também a emoção é tudo na escolha de um livro. Ele se torna uma companhia. Adorei sua resposta. Muito obrigada por participar do concurso. Você caprichou mesmo. Bjos.

  17. Com certeza para se rum livro favorito ele precisa me prender. Quando eu gosto de uma história, leio muito rapidamente e quando não gosto, não consigo terminar o livro. Simples assim. Então independente do tema (porque eu gosto de ler sobre tudo), o livro tem que ter uma boa narrativa, que seja interessante e que dê vontade de saber o que vem adiante!Acho que é isso que me prende!
    Adorei seu blog! E quero participar do concurso! Já curti a sua pagina no FB e te sigo no IG!

    1. Olá Pry. Que bom que gostou, muito obrigada. Você tem uma ótima forma de escolher suas leituras. O livro tem uma capacidade imensa de nos fazer olhar pra uma opinião diferente da nossa e repensá-la, se for apresentada por personagem que gostamos então, somos capazes até de concordar. Rsss. Seja muito bem vinda ao blog.

  18. Oi, tudo bem?
    Nunca tinha parado pra pensar nisso, digo nos motivos específicos.
    Acho que o que torna um livro favorito pra mim é aquele que aquece o coração, que sei que sempre vou lembrar dele não importa o tempo que passe.
    Bjs

    1. Oi Angélica, seja muito bem vinda e obrigada por dedicar seu tempo à participação. Um livro que aquece o coração… Não tinha pensado nisto, mas eu tenho alguns que me trazem esta quentura. É um critério incrível. Bjos.

  19. Achei a ideia do concurso super legal 🙂
    mesmo respondendo a pergunta, não irei participar, ok?
    Para mim, o que faz um livro favorito depende muito do meu momento pessoal e do que eu estou procurando neste momento. As vezes é um romance, com uma história doce e fofa, outras é uma história que me faça pensar e refletir sobre o que eu posso trazer ou não para a realidade.
    Mas, quando um livro consegue me tocar, me fazer sentir, aí sim, não tem como não tornar ele um favorito!
    Beijinhos,
    Lica

    1. Oi Lica, obrigada pela sua participação. Pra mim também o livro favorito tem tudo a ver com o momento pessoal, acho que a emoção é o fator mais forte na escolha dele. Você é muito bem vinda aqui, volte sempre! Beijinhos

  20. Olá, adorei a proposta do concurso mas não participarei por que gente eu não tenho um favorito kk Tenho vários, cada um representa um momento da minha vida quando li! Claro que tem livros que marcam muito a gente, que deixam aquela ressaca literária mas ainda assim não tenho 1 só favorito!! Beijão

    1. Olá Paula, vai ver somos primas, rsss. Qualquer dia te mostro minha lista de favoritos, é imensa. Muito obrigada por dedicar um pedaço do seu tempo para partilhar um pouso de você. Seja sempre muito bem vinda. Bjos

  21. Concordo completamente que os gostos mudam e hoje podemos ter uma opinião sobre um livro e daqui a alguns anos ter outra completamente diferente. A experiência também faz isso. Para mim, o livro tem que me envolver, tenho que se tragada pela história e sentir cada aspecto da obra. Esses, geralmente são meus favoritos.
    Bjim!
    Tammy

  22. Oi, Meirilene ^^
    O que faz um livro ser o FAVORITO para você?// Bom, em enredos normais prezo pelo realismo e metáforas que façam sentido, preciso me conectar ao enredo e imaginar que as situações podem ou acontecem é primordial. Outro fator que atento é quanto a construção dos personagens, se eles são bem construídos com personalidades que os definem bem eu já favorito a obra, mas quando os mesmo são só citados sem ter as características físicas e emocionais apresentados eu já me distancio e coloco o livro como um dos que menos gostei de ler.
    A fluidez é arma potente para me deixar de quatro por um livro! Se a linguagem de uma obra é difícil eu já fico com um pé atrás, e se a linguagem é difícil e não tem nenhum atrativo o enredo eu já detesto tudo e nem recomendo a obra pra ninguém!
    Quando se trata de enredos fantásticos prezo pelos autores que saibam bem explicar como funciona os seus mundos e que não seja somente algo atirado a qualquer custa para o leitor aceitar obrigatoriamente. Os enredos tem que ter começo, meio e fim. Simples.
    Ah, e outra característica que torna livros favoritos para mim: ação. Sem ela, os enredos se tornam monótomos e tende a me fazer bocejar e arrastar a leitura ao máximo, ou pular linhas. kkk
    Amei o post e a discussão que esse concurso cultura gerou, Meirilene. Continue sempre assim, com esses temas bombásticos. ^^
    Bjs

    1. Olá Bruno, satisfeita demais que você tenha gostado do blog e do concurso. Eu também estou amando saber a opinião de tantas pessoas sobre um assunto tão envolvente.
      Você faz uma análise quase que profissional na escolha do livro, mas ainda assim não deixa de lado o fator emoção, envolvimento… Achei bem legal. O personagem conta muito pra mim também, quando bem construído fica na memória. Obrigada pela participação e volte sempre! Bjos

  23. Olá! Realmente são vários fatores que fazem um livro se tornar nosso favorito. O momento que estamos vivendo, se estamos receptivos ou não àquele assunto, a capa, o autor, como a história nos envolve. Difícil escolher só um favorito, no momento vou ficar com “A Condessa de Assis – tomo I e II” do autor brasileiro João Paulo Foschi (vale a pena conhecer). bjooo

    1. Olá Lorenacaribe, obrigada pela sua participação. Eu ainda não li a Condessa de Assis, mas terminou de entrar na minha lista. Concordo com você, a escolha do livro favorito tem a ver com o todo do livro e com o momento atual do leitor. Seja muito bem vinda e volte sempre. Bjos!

  24. Olá! Meirilene, eu sou iniciante na leitura, e o que faz um livro favorito pra mim, é maneira de como ele consegue me envolver na leitura de tal forma que fico lembrando da estória como se tivesse acontecido comigo ou com alguém próximo. Geralmente leio a noite e quando pauso a leitura, antes de cair no sono, fico imaginando o que vai acontecer nos próximos capítulos. Tudo isso é fantástico!!!

  25. Oi Fabio, que alegria ter você aqui partilhando conosco sua iniciação à leitura. Este envolvimento com o história também é muito importante pra mim, os personagens passam a ser uma companhia, não é? E eu sinto uma abstinência horrível deles quando o livro acaba. Seja muito bem vindo e volte sempre pra nos contar um pouco da sua caminhada. Seja bem vindo ao clube dos enlouquecidamente apaixonados por livros. Bjos

  26. Olha é difícil pra mim escolher só UM livro pra chamar de favorito… Mas eu amo romances, livros que me façam suspirar ou me identificar. Acho que o livro me conquista quando ele me leva pra longe e até me faz esquecer de onde estou..

    Beijos

    ooutroladodaraposa.com.br

  27. Oi, Meirilene!
    Nossa! Que pergunta difícil! Agora, pensando na minha lista de livros preferidos, notei que eles são de diversos gêneros e possuem enredos completamente diferentes entre si. Mas notei também que todos eles mexeram com as minhas emoções de alguma forma: me fizeram sorrir, chorar, me angustiar junto com os personagens, torcer por eles, sofrer com eles… São histórias que me passaram algum tipo de mensagem, me ensinaram algo, ainda que pareça bobo. São finais que eu lembro de cor, embora seja tão esquecida. São por fim, livros que eu tenho vontade de emprestar para que outras pessoas possam sentir o mesmo que eu, mesmo que eu seja tão ciumenta com meus livros.

    Beijos, Entre Aspas

  28. Oi, tudo bem?
    Adorei a ideia do concurso cultural.
    Não vou participar, mas tentarei responder a pergunta aqui. Acho difícil determinar o que faz um livro ser favorito, pois depende de uma combinação de vários fatores. De modo geral, precisa que os personagens do livro sejam bem construídos e me cativem, que o autor saiba conduzir a história de modo a prender minha atenção e me fazer mergulhar na leitura, e, principalmente, que a leitura mexa comigo. Gosto de livros que me despertem reflexões ou que me emocionem de alguma maneira. Mas se me perguntar qual o meu livro preferido, teria que te entregar uma lista hahaha.
    Beijos!

  29. Que iniciativa linda!!!
    Respondendo a pergunta….
    O que faz um livro ser favorito para mim é o ensinamento que ele me traz para a vida. Sempre busco aprender com minhas leituras, mas quando a livro me marca de tal que não consigo esquecer o que ele me ensinou, ele se torna meu favorito. Tudo depende do impacto que o livro me causa. Beijos do Wes ^^

  30. Oi!
    Menina, que pergunta difícil. É uma questão que eu sei que seria bem difícil responder por isso mesmo a ideia do concurso é tão boa, pois nos faz pensar no porquê de favoritarmos um livro em específico.
    Parabéns e sucesso no concurso.
    Beijos!

  31. Olá, tudo bem?
    Eu sou apaixonada pela forma em que este autor escreve, referente a este livro que tu fala ser teu favorito, nunca tive oportunidade de ler e espero um dia também poder, gostei da postagem e suas opiniões, se tornaram válidas e conquistaram meu coração.
    Beijinhos da Morgs!

  32. Que pergunta difícil de ser respondida.
    Acho que o que faz um livro ser o meu favorito é o fato de ter uma história bem escrita, personagens bem construídos e não ser um clichê ambulante. Se a história for realmente boa e bem escrita e for a primeira do gênero ou do tema central que eu ler, eu ficarei apaixonada. Isto aconteceu com Belo Desastre, que foi o primeiro YA que li e era bem novidade este gênero na época, também aconteceu com os livros da Meg Cabot (A Mediadora) por se tratar de uma comédia, romance e sobrenatural, nada do que eu já tivesse lido. <3

  33. Olá, parabéns aos blogs pela iniciativa!

    Acho difícil responder essa pergunta, até porque eu (Yvens) não tenho um livro favorito, quando me perguntam eu falo As Crônicas Saxônicas. Mas certamente eu consigo elaborar uma lista com dez dos melhores livros que li nos últimos 2 anos.
    Abraços!

  34. Olá!

    Acredito que todos os livros toquem de alguma forma; alguns positivamente, outros, negativamente. Mas nenhum deles passa despercebido.
    Acontece que tem aquelas histórias, aquelas palavras, aquele autor que ficam tatuados na memória, e tudo porque você leu aquele livro na época e hora certa, porque o seu psicológico e emocional estavam propícios para receber aquela mensagem que te modifica, te incomoda e te desafia, mesmo que minimamente. Sendo um pouco mais poética, acredito que não escolhemos nosso livros preferidos, e sim, que nossos livros preferidos nos escolhem.

    Particularmente, percebi que os livros que me escolheram são aquele me dilaceram, que me fazem pensar na brevidade da vida, que me estapeiam e me fazem sentir uma porcaria. Pode parecer simplesmente masoquismo ou apenas uma garota que gosta de dramas, mas é mais que isso: é minha própria desconstrução. Por isso, geralmente acabo comprando um exemplar para presentear as pessoas queridas; quero espalhar, quero compartilhar, quero dar o que pensar para as pessoas, assim como o autor fez comigo.

    O livro preferido é aquele que a gente não esconde, não guarda. É aquela história tão ampla que não cabe só dentro daquelas páginas, mas se espalha e transborda, fazendo da gente um pouco mais humano.

    Obs: Curti todas as redes sociais! 🙂

    1. Olá Strawk. “O livro certo na hora certa” estou totalmente de acordo. Também acredito nesta escolha por parte deles ou da vida, sei lá. Amei sua reflexão. Volte sempre, suas idéias são sempre bem vindas aqui.

  35. Oi!

    Que legal a ideia deste concurso.

    Realmente é um tanto quanto complicado chegar a conclusão de um livro favorito quando não definimos critérios sobre os quais a obra deve cumprir para ganhar a posição “favorita”.

    Gostei muito de saber um pouquinho mais sobre Umberto Eco e sua obra “Numero Zero”

    Parabéns pela iniciativa (:

  36. Olá!!

    Que concurso bacana!! Adorei a questão abordada!
    Eu tb sou muito mutável! Costumo gostar de diferente estilos, fazer e desfazer livro de favoritos! Acho que evoluir faz parte da vida, e cabe as nossas opiniões tb!

    Bjus

  37. Olá, tudo bem? Adorei o concurso! Deve fazer bastante gente participar. Eu não conheço a escrita do autor, apesar de sempre ouvir elogios e ter tido vontade de ler. Quem sabe futuramente?!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

  38. Para que um livro se torne o meu favorito é necessário que as personagens sejam bem construídas, com personalidades definidas e presentes. A história deve fazer sentido e possuir referencias bem reais e ainda deve trazer uma reflexão para ser aplicada ás nossas vidas.

  39. O que faz um livro ser favorito para mim é o sentimento que ele vai me passar, é eu conseguir sentir tudo que aquele personagem está sentido, seja de felicidade ou dor, é me identificar com ele mesmo não passando a mesma coisa, é fechar o livro e sentir aquela sensação de estar vazia por ter acabado mas estar cheia de prazer com toda a experiência que você teve ao ler aquelas palavras e apesar de tudo é levar esse livro para vida , alguns livros nós lemos e depois de uns meses já esqueceu partes da história, aquele que se torna o seu favorito cada detalhe ao seu redor vai te fazer lembrar dele e dar um sorriso ao perceber isso.

  40. Nossa, pergunta simples, mas ao mesmo tempo bem difícil de responder. Um livro para entrar nos meus favoritos precisa me fazer sentir alguma coisa, independente do que seja (raiva, riso, choro), mas também tem que ser bem escrito, passar uma mensagem interessante e, acho que o que pesa mais para mim: ter um bom núcleo de personagens, bem construídos e que despertem algo no leitor. 😀 Adorei a ideia do concurso, parabéns!

    Beijoos

  41. Olá…adorei essa ideia, parabéns!
    O que faz ru me apaixonar por um livro é o enredo, personagens interessantes e bem construídos que tornem o livro dinâmico. Gosto de conhecer diferentes pontos de vista, por isso prefiro livros onde mais de um personagem seja explorado.

    Abraços

  42. Olá adoro ler principalmente romance , já li vários e amei .Capitães de areia, Vidas secas ,trilogia de eclipse lua nova e amanhecer, os 50 tons todos.Amei cada um deles .Gosto também de religiosos porque a gente aprende muito com a palavra de Deus.Os livros do padre reginaldo manzotty são lindos são sempre baseados na Bíblia fazendo comparações com a nossa vida .

  43. Oi amada! Parabéns pela iniciativa do concurso!
    A pergunta é boa, na verdade é bem simples para mim, a obra tem que me tocar de alguma maneira, tem que me fazer sentir e viver aquilo que está sendo descrito. Amo livros de vários gêneros, gosto principalmente dos que me fazem sonhar, que em aquele ar que me deixa fora da vida, como se a coisa mais importante do mundo fosse saber o que vem a seguir na história! Beijos e anotei a dica do seu favorito!

    1. Oi Paula Juliana, obrigada por visitar o blog e deixar um pouco de você. Pra mim também, me fazer desligar de tudo e ficar apenas no mundo mágico da leitura. Quando o livro consegue entra para a minha lista. Bjos pra você também.

Eu adoraria saber sua opinião.