Fim da História Infantil Sobre Alimentação Saudável

Olá. Este é o último capítulo da história infantil sobre alimentação saudável: A Batalha Na Casa De Pedrinho. Neste capítulo será a cartada final dos vegetais, você não pode perder as armações que eles farão para ajudar o menino.

E você, o que acha de se comprometer com uma alimentação saudável? Sabia que história infantil é uma excelente forma de introduzir valores na vida de crianças? É como uma brincadeira, você acha que está se divertindo, mas está mesmo é apreendendo uma porção de lições interessantes com personagens incríveis. No caso deste livro estes personagens são os próprios vegetais.  Vamos lá?

Que tal uma alimentação saudável?
Melancia e outros personagens desta história infantil.

Capítulo 4 – Final

O almoço estava servido. Na mesa dona Filó tinha caprichado na variedade. Representantes de todas as cores de vegetais tinham sido escalados para aquele dia. De um lado estava os alimentos brancos, à sua frente os vermelhos, ao lado os arroxeados, depois os marrons e os verdes. De longe até parecia um arco-iris.

Como sempre Pedrinho entrou de cara feia como se aquele momento fosse de tortura. O brócolis fez um sinal que estava na hora de começar e todos responderam com uma piscadela.

Vegetais para uma alimentação saudável
Vegetais, personagem desta história infantil

A uva atraiu a atenção para o outro lado da mesa, lembrando a todos que os invasores provavelmente estavam  ali, com o sorriso de orelha a orelha, como o dia anterior.

Os vegetais estavam conscientes que eles estavam vencendo todas as batalhas, e agora poderia ser a hora da virada. Não podiam dar bobeira.

Dona Filó estava do lado de Pedrinho com uma expressão também cansada, sabia da necessidade de comer alimentos saudáveis, mas não sabia mais o que fazer para convencer o filho.

Tinha colocado os alimentos no prato do menino sem muito entusiasmo, afinal sabia que ele sequer mexeria na comida.

Numa distraçãozinha dela, os vegetais se mexeram e correram para seus lugares para montar o desenho que tinham combinado anteriormente.

Pedrinho que até aí sequer tinha olhado para o prato, começou a prestar atenção na beterraba que estava com uma cor vibrante e um formato engraçado.

Mas foi o brócolis o primeiro a se arriscar dando uma piscada para o menino. Ele olhou para a mãe que estava distraída olhando pro próprio prato e pegou um pedacinho daquilo que parecia uma árvore e junto com outras formavam uma floresta. Quando ele tirou a árvore varias maçãs caíram e o menino gargalhou.

a batalha na casa de Pedrinho
Uma história infantil sobre alimentação saudável

Até aquele dia ele nunca tinha experimentado aquele vegetal e quando o colocou na boca, não achou muito gostoso, mas também não era ruim.

Imediatamente o limão que era o sol daquele desenho, girou no prato, sugerindo com o olhar que Pedrinho o experimentasse.

Limão na comida?

Limão
Limão, essencial para uma alimentação saudável

Pensou Pedrinho, mas resolveu colocar uma gotinha no brócolis e depois na cenoura para experimentar.

– Ficou bem melhor, mãe. Você já experimentou?

Dona Filó não conseguiu nem responder ao filho de tão feliz. Apenas olhava e sorria, satisfeita com a cena.

– Acho que desta vez eu acertei.

Pedrinho naquele dia experimentou muitos vegetais que ele não conhecia e no final da refeição, foi a cartada final. A gelatina que sempre era trocada pelo bolo de chocolate na sobremesa, ganhou aliados. As frutas pularam dentro dela deixando-a toda colorida e com uma textura diferente.

E o pêssego não conteve as lágrimas quando se viu junto com suas colegas frutas ganhando o lugar do chocolate.

A cenoura vendo que o plano já estava dando certo resolveu ousar ainda mais, falando-lhe baixinho.

-Pedrinho, está vendo aquele bolo alaranjado.

O menino olhou e fez que sim com a cabeça.

-Eu também estou nele. E viu que em cima tem uma calda deliciosa de chocolate?

Disse enquanto esticava o queixo para o outro lado da mesa.

Os olhos do menino brilhou ainda mais.

-Pois é. Na hora do lanche estaremos aqui te esperando.

O maracujá rolou até pertinho do menino, fez uma gracinha girando em torno de si e também se ofereceu:

Bolo de cenoura com calda de chocolate e suco de maracujá. Combinação irada!

Pedrinho deu uma gargalhada e antes de sair pra pegar a mochila para ir para a escola, gritou como se a mãe estivesse do outro lado do planeta.

-Mãe, hoje quero bolo de cenoura e suco de maracujá no lanche.

Dona Filó pegou o prato que o filho comeu, totalmente vazio e o examinou, inclusive por baixo, procurando por algum sinal do culpado por aquela transformação. Queria dar um beijo no dito cujo.

O limão passou a mão na própria careca como se arrumasse um topete que não tinha e falou com seu jeito maroto:

-Melhor não se apresentar galera, vai que ela se apaixona.

Todos caíram na gargalhada. Motivos pra sorrir eles tinham. A primeira batalha tinha sido um sucesso, os alimentos todos tinham vivido uma grande aventura e Pedrinho tinha comido um pouquinho de cada um, e descobriu que aquele era um mundo com muitas cores, sabores e possibilidades. Que os legumes, frutas e verduras que até aí ele achava sem graça e ruim, poderia estar nas coisas mais inusitadas e saborosas como suco, doces, bolos e até no chocolate.

E o mais importante era que a cada alimento que ele experimentava, era um super poder que seus soldadinhos ganhavam para combater as doenças que continuavam ali por perto, mas perdia a cada vez mais batalhas e já não estavam mais com tantos sorrisos nos rostos.

E ao fim daquela refeição, cada um dos vegetais saiu feliz de ter vencido mais uma batalha e principalmente ter transformado a hora da refeição de Pedrinho em uma festa.

-Gente, e amanha será na casa de quem? Qual criança visitaremos?

cenoura animada
lider dos vegetais nesta história infantil

Perguntou a cenoura. Todos se olharam, mas foi a melancia que respondeu:

-Acho que não deveríamos falar os nomes, agora que eles conseguem se comunicar com a gente, vai que escutam. Vamos fazer uma surpresa!

Todos concordaram e para concluir o trabalho do dia, fizeram novamente o grito de guerra.

Frutas: Escuta aí galera! Se liga no que vamos falar.
Nós somos as frutas e viemos pra agitar.

Legumes: Amigos, não queremos nos gabar,
Mas são os legumes que faz a batalha melhorar

Verduras: Repare que o grupo das verduras não para de crescer,
E qual é nosso lema? Vencer!

Frutas: Frutas

Legumes: Legumes

Verduras: Verduras

Frutas: Vitaminas

Legumes: Fibras

Verduras: Minerais

Todos: Somos oooooos ve-ge-tais.

os vegetais
Os vegetais, personagem desta história infantil

Pronto. Fim desta história infantil curta. E você acha que valeu a pena? Deixe seu comentário.

Beijos e até a próxima história.

Related posts:

Meu nome é Meirilene Reis. Sou leitora desde os dez anos de idade, quando descobri em ” a marca de uma lágrima” livro de Pedro bandeira, de meu mundo acinzentado uma janela para um mundo colorido, vibrante e cheio de possibilidades. E escritora desde que descobri nas estórias uma forma de expressão, de comunicar o que não conseguia fazer de outra forma. E esta experiência estreita com os livros tem me mostrado que não há limites, para a imaginação nem do leitor nem do escritor, e isto me fascina. A literatura é pra mim um ponto, um eixo, onde em algum momento os mundos das pessoas se encontram, porque ali, tanto na leitura, quanto na escrita, nos despimos de preconceitos, e nos permitimos vivenciar a vida do personagem, que de alguma forma se encontra com a nossa.

Eu adoraria saber sua opinião.