Encontro Marcado

A dica de livro desta semana é: 

encontro

Encontro Marcado – Fernando Sabino

Devo dizer que O Encontro Marcado, de Fernando Sabino, é é uma obra que nos faz refletir da primeira à última pagina. O livro tem um ritmo único e uma forma de construção de conteúdo e personagens mais que interessantes. É uma construção vibrante.

Fernando Sabino usa Encontro marcado para falar em nome de uma geração e relata fatos realmente acontecidos com a juventude nascida na década de 90. A sociedade de Belo Horizonte e Rio são recriadas, e logicamente neste cenário está sua própria história cheia de boemia.

É um livro de muitos sonhos, possíveis a princípio, que depois se torna mais difíceis que o esperado.

encontro-4

Uma das característica que me marcou neste livro foi a felicidade que acontece ali. O caminho se faz cheio de realização de uma juventude sonhadora.

A felicidade pode estar no caminho, e não no fim da estrada.

Um livro escrito em 1956, que mostra a trajetória de Eduardo Marciano, um menino , um rapaz, um homem que passa pela vida com intensidade e muita crise existencial.

encontro-2

A sensação que tive ao ler Encontro marcado, é que eu estava sentada na mesa do bar assistindo Eduardo beber e discutir profundamente literatura com os amigos, isto quase sempre entre uma confusão e outra.

Ou  na janela vendo-o passar pela vida ou sonhando ou sofrendo de amor ou ainda tentando compreender as engrenagens de sua existência…

E sempre me fazendo arrepiar, gelar, ou arregalar os olhos , tamanha era a intensidade de sua vivência.

É considerado por muitos como o livro que representa uma geração, pois relata fatos realmente acontecidos com a juventude nascida na década de 90.

É difícil falar das qualidades do livro e do autor, porque são muitos. Encontro marcado é apaixonante, livro pra ler, reler e sonhar. E pra mim o ponto alto desta obra são os personagens. Eles são reais, acertam, erram, sonham, desesperam, e principalmente vivem a vida.

encontro-3

Sobre o autor:

Fernando Sabino é mineiro, nascido em 1923  e com uma carreira muito precoce. Aos 13 anos publicou seu primeiro livro, os grilos não cantam mais.

Sua capacidade de desenvolver personagens, envolver o leitor e trabalhar assuntos diversos num mesmo livro era incrível.

Muitos não sabem, mas foi no conto e na crônica que Sabino conquistou mais leitores.

Suas crônicas são na maioria delas bem-humoradas e divertidas. 

Se você ainda não leu Encontro Marcado, garanto a você que está perdendo muito. É uma estória que não sai da cabeça, e te faz pensar e questionar, e principalmente dá vontade de viver aquela trama.

encontro-1

E você, o que acha de Fernando Sabino. Já leu encontro marcado ou outro livro dele? Partilhe conosco sua experiência.

 

Related posts:

Meu nome é Meirilene Reis. Sou leitora desde os dez anos de idade, quando descobri em ” a marca de uma lágrima” livro de Pedro bandeira, de meu mundo acinzentado uma janela para um mundo colorido, vibrante e cheio de possibilidades. E escritora desde que descobri nas estórias uma forma de expressão, de comunicar o que não conseguia fazer de outra forma. E esta experiência estreita com os livros tem me mostrado que não há limites, para a imaginação nem do leitor nem do escritor, e isto me fascina. A literatura é pra mim um ponto, um eixo, onde em algum momento os mundos das pessoas se encontram, porque ali, tanto na leitura, quanto na escrita, nos despimos de preconceitos, e nos permitimos vivenciar a vida do personagem, que de alguma forma se encontra com a nossa.

One thought on “Encontro Marcado

Eu adoraria saber sua opinião.